-
Arquitetos: FRPO Rodriguez & Oriol
- Área: 850 m²
- Ano: 2022
-
Fotografias:LGM studio
Descrição enviada pela equipe de projeto. Malaspina Design
A Casa M1 é o primeiro de uma série de projetos para a Malaspina Design, uma empresa líder em projeto de habitação sustentável no Estado do Oregon, na costa oeste dos EUA, que nos contatou para explorar as fronteiras entre a casa dos sonhos do Noroeste do Pacífico e a arquitetura contemporânea.
Geografia
O projeto tem uma profunda conexão com as condições ambientais do entorno. As primeiras casas ficam na cidade de Bend, a leste da Cordilheira das Cascatas, uma faixa de terra entre as florestas de coníferas e montanhas do Noroeste Pacífico e as primeiras encostas da Grande Bacia, uma bacia interior árida que vai do sul de Idaho até o deserto de Mojave.
Esta dupla condição entre a vista das montanhas e o apoio em um solo semi-árido marca todo o projeto, que tem que resolver a relação com uma paisagem majestosa e protegida, por um lado, e a construção de exteriores mais controlados e domésticos, por outro.
Uma casa ao redor de uma árvore
A Casa M1 é basicamente uma cobertura flutuante sobre uma série de plataformas escalonadas que seguem a topografia natural do terreno. Este esquema simples proporciona uma grande variedade de situações espaciais através de pequenas variações no nível de transparência das fachadas, a relação do piso com o nível do solo e a posição na sequência de espaços na casa.
A casa está organizada em um único pavimento. A presença de um magnífico pinheiro pondererosa bem no meio do lote organiza os diferentes ambientes ao seu redor, construindo um anel no qual todos os espaços da casa são organizados em uma sequência contínua. A vegetação completa este diagrama interior e exterior que realça estes dois mundos: o espaço natural externo e o jardim doméstico e projetado do pátio.
Sistemas
A casa é construída utilizando uma estrutura de madeira laminada baseada em vigas de grandes arestas que são suportadas por superfícies de madeira armadas radialmente ao redor do perímetro, sem tocá-las. Isto garante a aparente "flutuação" do telhado, que é separado das fachadas por um acabamento de painel composto de alumínio na cor champanhe.
O envelope é construído com sistemas tradicionais de estrutura de madeira - balloon frame - com acabamento de madeira de abeto modificada. Os pisos consistem de uma laje de concreto armado sob a qual operam as instalações principais.